15/09/2009

♦ Catedral São Francisco de Assis


A Catedral São Francisco de Assis é o monumento de maior valor artístico e sócio-cultural de Caçador.
.

Sua construção teve início no dia 01/03/1938, sendo inaugurada em 18 de outubro de 1959 (21 anos depois).
.

Arquitetada pelo Dr. Dante Mosconi, a obra teve como responsável o espanhol Francisco Quintas Perez.
.

O templo foi erguido dentro das características de estilo clássico romano, ou neoclássico em três naves, capelas, altar-mor e adro de entrada.
.

As colunatas que dividem as naves são de estilo coríntio, em fino acabamento arquitetônico, em forma lisa e arredondada, encimadas por capitéis com folhas de acanto.
.

.

.

É decorada e adornada em alto relevo, com gesso. A decoração e pintura interna foram realizadas pelo artista Celestino Roig Artigas.
.

.

.

Destaque para o Órgão de Tubos (com 1.486 tubos), único na região.
.

A Catedral São Francisco de Assis é considerada uma das mais belas de Santa Catarina.
.

Catedral São Francisco de Assis - Caçador SC
Fotos: Ivete Helena Chiarello Araujo
Setembro/2009
.

.

Catedral São Francisco de Assis - Caçador SC
Fotos: Ivete Helena Chiarello Araujo
Julho/2009
.

8 comentários:

Jefferson Dieckmann disse...

Que imagens lindas! Realmente, uma obra de arte arquitetônica! Parabéns! Beijos!

chica disse...

Lindas fotos e que lugares lindos.A Igreja, as flores que a rodeiam, tudo...Percebeste tudo!beijos,chica

chica disse...

Voltei pra te pedir: abre seguidores.Daí não perco nada nunca.beijos,chica

Lui Ranzi Gugel disse...

Olá.

Parabéns pelas fotos.
Moramos aí por dois anos (de 2006 a 2008) e procuramos conhecer vários lugares e paisagens daí. Confesso que, talvez por desconhecimento, tivemos dificuldades de acesso em vários lugares que pareciam ser promissores (e que constavam inclusive de folhetos turísticos)... A região é realmente prolífica em belas paisagens. E a cidade foi realmente muite especial em nossa vida. Nosso filhote nasceu aí. Atualmente moramos em Floripa e sentimos muitas saudades daí.
Um abraço. Continue com as fotos para podermos matar um pouco da saudade.

Rangel e Aline
Abração

Unknown disse...

Amiga,somente hj pude olhar as fotos da Igreja.Nosssssa,o teu OLHAR é de uma verdadeira artista, as fotos estão de arripiar,da pra sentir a energia fluir em cada imagem e tb dá pra sentir a benção do Criador à Criatura. Parabéns,eu tb quero ser sua seguidora. Bjs

gaivota22 disse...

Querida Lê... Já te falei que acho este teu espaço maravilhoso, pois aqui escreves Poesias em imagens... Caçador é uma cidade linda!!! Adorei todos "olhares" que aqui nos presenteastes, e quanto a Catedral, linda como a Essência que é São Francisco de Assis, Luz que toca demais meu coração! Um beijo grande para você Lê! Logicamente elas estão aqui... v!v!v!

Talantalado disse...

esta igreja é muito bonita mesmo

resplandecente

valeu pelas fotos

abraço

Anônimo disse...

Bom dia Helena... cada dia me encanto mais e mais com as surpresas que pelos seus caminhos encontro...

São Francisco de Assis... desde sempre me vi ligada a história de São Francisco, alguém que caminhava em passos largos, uma compreensão de humanidade além de seu tempo... tenho sua oração mentalmente guardada comigo, e sempre me pego cantando seus versos... Venho de uma educação completamente católica, filha de espanhóis e italianos, minha mãe era de uma fé incrível, tanto que nem mesmo a grave doença que a levou abalou a sua fé... até o final...
Hoje me questiono bastante com relação a tudo que aprendi, critico, discordo, por vezes não me calo quando deveria calar, mas tento crer em algo maior, superior, forte, em DEUS, mas por enquanto tenho preferido ter minhas "conversas diárias com ELE" aqui de casa mesmo, de um jardim, uma praça, olhando para uma flor...

Mas suas imagens Helena... ahhh elas revelam em mim acho que algo "escondido" até "guardado no passado", porque o silêncio e a paz que eu sempre encontrei dentro da igreja vazia nunca foi possível ter em outro lugar, não o mesmo SILÊNCIO... não o mesmo sentimento... Engraçado como o silêncio tem me habitado por esses dias, ele tem me olhado por onde passo, por onde entro ou saio o encontro...

Que linda manhã de sol e ceú azul encontrei por aqui...

Helena, obrigada por mais esse presente, por mais esse partilhar!

Beijos em silêncio ainda... Um dia de paz, céu e sol!!! Su.

p.s. Achei a configuração do e-mail no blog!!! Obrigada... e obrigadíssima pelas palavras que me incentivam a continuar, às vezes é tão difícil caminhar, mas quando a gente encontra mãos fortes pelo caminho que nos são verdadeiramente estendidas, é como um carinho, um cafuné... e valem por tudo!